Reformados

jun/12

2

Todas as coisas foram feitas por ele

Esse é a parte 4 de 10 na série Estudo Bíblico: João

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

João prossegue em sua exposição de Jesus Cristo como o verbo divino, o poder de Deus na criação. E, nessa pequena frase, muito significado pode ser inferido:

Todas as coisas

João deixa claro que não apenas o mundo visível foi feito por ele, mas todas as coisas, ou seja, absolutamente tudo no universo – exceto ele mesmo, que é eterno.

As coisas não se fizeram – elas foram feitas

Também vemos que nada que existe veio a existir por conta própria. Nada fez-se a si mesmo. Tudo foi feito. Tudo é produto de um ser superior, de inteligência, poder e grandeza superiores. Nada, por mais nobre que nos pareça, é produto de si próprio. As coisas foram feitas, não surgiram expontaneamente nem criaram-se por conta própria.

Todas as coisas foram feitas por ele

E tudo foi feito por ele. O Senhor Jesus Cristo, assim, é soberano sobre tudo no universo. Pois é evidente que, sendo ele superior a tudo, deva exercer domínio sobre tudo.
É comum pensarmos na criação como, basicamente, os céus, a terra, os mares, os animais, plantas e o ser humano. Mas, também, todas as hostes celestiais (e, por consequencia, as hostes infernais) foram criadas por ele.

Nada foi feito sem ele

Por um lado, reforça-se a idéia de que tudo foi criado (e nada criou-se a si próprio), mas, por outro, reforça-se a identificação de Jesus Cristo como o Deus criador. Poder-se-ia argumentar que o Pai criou algo sem a participação do Filho, mas, não, João, impede qualquer inferência desse tipo ao dizer que nada, absolutamente nada, foi feito sem Jesus Cristo.

Conclusão

Jesus Cristo é o verbo divino, o poder criador e não um ser que foi criado. Ele estava com Deus quando tudo foi criado e tudo foi criado por meio dele.
João prossegue no mesmo raciocínio de Gênesis 1: começa-se “no princípio” e parte-se para a criação. Dessa forma, mostra que Jesus Cristo é a revelação do mesmo Deus que no princípio criou todas as coisas.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Outros artigos na série Estudo Bíblico: João

Anterior: Então quê? – Quem és? Que dizes de ti mesmo?Próximo: Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.

· ·

Fechado para comentários.

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me